segunda-feira, 15 de novembro de 2010

CORRER X CAMINHAR, ALONGAR OU NÃO, GELO X CALOR.

CORRER OU CAMINHAR E AÍ DR COOPER?


running br – O que é melhor: correr ou caminhar?


Cooper: Queira você andar ou correr, dependerá dos objetivos de seu programa de condicionamento, idade e mesmo habilidade atlética. A grande vantagem de correr é que você tem mais benefícios aeróbicos num período menor de tempo do que andando, mas há um impacto maior nas juntas e nos ligamentos. Andando a pelo menos 12 minutos por milha a aproximadamente 9,5 km/h, você terá a mesma energia despendida. Andar rapidamente requer movimento extensivo dos braços, mas pode ser igualmente efetivo sem problemas musculoesqueléticos. Eu tenho sido acusado de dizer que não é recomendado correr nem fazer jogging, e isso não é verdade. Aos 73 anos, ainda gosto de jogging. Alguns problemas em meu joelho direito me impedem de grandes desempenhos, mas, ouvindo meu corpo, sou capaz de fazer o Cooper test e ainda adoro a maravilhosa saúde.

ALONGAR OU NÃO
Alongamentos tradicionais (como tentar tocar os pés) acabam endurecendo ainda mais os músculos em vez de relaxá-los – exatamente o oposto do que você quer quando vai começar a fazer exercícios.
Os especialistas dizem que esse tipo de atividade é como puxar um pedaço de borracha. As chances de prejudicar um músculo são grandes.
Isso causa uma grande dificuldade quando você quer se mover mais rápido ou fazer mais força. As chances de se machucar durante o exercício também aumentam.
Nos últimos anos vários estudos mostraram que alongamentos antes do exercício fazem com que você fique mais fraco e mais lento. E analisando essas pesquisas, cientistas concluíram que pessoas que se alongam, ao contrário do que se achava, têm chances maiores de sofrer lesões durante o exercício.
Fonte: MSNBC
CORRER DE TENIS OU DESCALÇO?
TÊNIS COM OU SEM AMORTECIMENTO
Corrida descalça traz polêmica para as pistas

Foi uma notícia de impacto, para deixar muita gente com o pé atrás. Um estudo da Universidade de Harvard, divulgado semana passada pela revista “Nature”, sugere que correr descalço pode ser bom para os pés por causa da forma como eles atingem o solo, bem diferente do modo como isso acontece quando a pessoa está calçada. Embora não seja o caso de jogar fora aquele tênis bacana, comprado recentemente, e sair descalço pelas pistas da cidade, a pesquisa reforça a crescente discussão sobre o tema — correr com tênis versus correr descalço — e pode ajudar a colocar uma pedra no sapato da indústria esportiva.

“Tênis com amortecimento, geralmente possuem a parte posterior elevada, para propiciar conforto, alterando com isto a pisada do corredor, levando-o a jogar mais peso do que o recomendado sobre o calcanhar. Assim, o tênis enfraqueceria tendões e ligamentos, tornando-os mais suscetíveis a lesões.”

Pisada descalça seria mais suave e menos brusca
O estudo indica que pisar com a frente ou a parte central do pé requer mais força na panturrilha e nos músculos dos pés, mas por outro lado oferece também “uma pisada mais suave, menos impactante”.

Nos EUA, o assunto já tem rendido boas e acaloradas discussões. Parte delas gira em torno do livro “Born to run”, do jornalista e ex-correspondente de guerra Christopher McDougall, lançado ano passado. Após sofrer lesões ao correr, o autor optou por aposentar os tênis e reuniu uma série de histórias e estudos para justificar sua decisão. Segundo os trabalhos citados por McDougall, pelo menos um em cada três corredores sofre anualmente lesões nos pés. Isso ocorreria— Temos que lembrar que os tênis de corrida, desenhados com a ajuda da bioengenharia, só começaram a aparecer nos anos 70 — ressalta o pesquisador William Jungers, do Departamento de Ciência Anatômica da Universidade Stony Brook, em Nova York. — Eles foram feitos assim para amortecer o calcanhar para o impacto e ajudar a estabilizar a pisada. Pisar com os calcanhares é bastante doloroso e é por isso que os corredores descalços evitam fazê-lo.
De acordo com Jungers, que comentou o estudo para a “Nature”, embora ainda associada a um modismo, a corrida descalça ou com um mínimo de proteção já tem praticantes entusiasmados nos EUA.
— Tanto é que a indústria dos calçados esportivos já começa a responder a isso, como é o caso dos tênis Five Fingers da Vibram. A Nike também está produzindo calçados minimalistas para corredores — diz Jungers.

(PS: o que importa não é vc, é quanto dinheiro eles podem ganhar com informações erradas e duvidosas, se todos corressem descalços já era a industria de tênis)



GELO OU CALOR SAIBA USAR

Torceu o tornozelo? Tendinite? Tomou uma pancada na panturrilha? Nesses e em outros tantos momentos vem a dúvida: Devo aplicar frio (Gelo) ou calor em minha lesão?
Para saber como agir é importante entender a reação que o calor e o frio produzem em nosso corpo.

O frio...

abaixa o metabolismo e reduz a circulação do local, diminuindo a reação normal do corpo em tentar mandar mais sangue para o local da lesão na busca de “consertar” o que foi lesado. Por isso a importância de se aplicar o gelo de imediato, se possível dentro dos 5 primeiros minutos após a lesão, principalmente se o trauma ocorreu durante prática de atividade física intensa.

O calor...

por outro lado, provoca a dilatação dos vasos podendo aumentar o inchaço ou o hematoma, caso alguns vasos sanguíneos se rompam. Por isso o calor é utilizado antes dos exercícios, na fase de reabilitação, para facilitar a circulação sanguínea e a flexibilidade muscular.

Para a maioria dos ferimentos sérios, o gelo controla a dor e a inflamação, mas há várias exceções. Confira abaixo algumas dicas:

Virilha, quadril e músculo posterior da coxa: gelo e, após dois dias, calor

Essas distensões são causadas pela ruptura das fibras musculares, e a resposta é uma inflamação imediata. O sangue pode estar jorrando nos tecidos e o gelo vai provocar a restrição dos vasos.
 O calor alivia o desconforto.

Joelho de corredor (condromalacia): gelo

Corra além de seu limite e a rótula do joelho vai  ficar em atrito com o fêmur, provocando danos à cartilagem, inflamação e tendinite. Alivie a dor colocando gelo triturado.

Cãibra na panturrilha: gelo

O uso excessivo de panturrilha tensionada leva a contrações musculares. Embora a temperatura fria possa ser desconfortável no início, o gelo previne a dor. Com calor, os músculos ficariam doloridos.

Dor na canela: gelo

Ele controla a dor. A sugestão é congelar água num copo de papel, depois retirar o copo e usar o bloco de gelo como um massageador. Passe pela região até ela ficar dormente.

Fasciite plantar: calor

Muita corrida pode romper o tecido que liga o osso do calcanhar à ponta do pé, impedindo a circulação. Muitas aplicações de calor podem reverter o quadro.


Tendinite- de-aquiles: calor

O enrijecimento do tendão-de-aquiles é um passo antes da inflamação. O calor vai relaxar a área e promover a recuperação, ao aumentar o fluxo de sangue nos tecidos. Uma sugestão é colocar uma toalha úmida e quente no tendão.


CONCLUSÃO:
Se você se sente bem alongando continue, se acha  melhor correr que caminhar continue, se preferir Tênis com maior amortecimento continue, faça o que vc sentir que é melhor, pois ninguém conhece melhor nosso corpo que nós mesmos, abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário