quinta-feira, 18 de novembro de 2010

GAÚCHO POVO CHATO

        Nas minhas andanças pelo Norte e agora no Nordeste, convivendo com diversas culturas, por muito tempo ficava bravo e até indignado quando as pessoas me falavam que Gaúcho é um povo chato, abusado, metido, etc......, pois bem,  por muitas vezes tentava convencer estas pessoas que elas estavam tendo uma impressão errada do povo Gaúcho, que nós não somos assim, mas com o tempo, depois de morar em Manaus e agora convivendo com o povo aqui de Recife, cheguei a conclusão que realmente o gaúcho é digno destes adjetivos que lhe são impostos, pasmem, isto mesmo, agora não defendo mais o povo gaúcho pois acho o povo gaúcho,  chato, abusado, metido, etc......, e me defendo, digo, acuso os gaúchos dizendo o seguinte:
    O Gaúcho realmente é chato ele gosta de fazer as coisas certas, ele fica bravo com a falta de educação das pessoas, ele fica irritado quando as pessoas jogam lixo nas ruas ou em praias, é abusado, pois não gosta de pessoas relaxadas, ele é metido porque gosta de andar bem arrumado e gosta que suas mulheres andem bem vestidas, gosta de ser bem atendido quando vai ao supermercado e fica irritado quando leva mais de uma hora para ser atendido por um caixa sonolento e com cara de “sem saco”, ele é exibido por que gosta de ter uma casa grande e confortável, de possuir um bom carro, de adquirir as coisas, gosta principalmente de LEVAR A VIDA e não de DEIXAR A VIDA ME LEVAR (de onde mesmo saiu esta música?). O gaúcho ainda acha estranho quando vê pessoas sentadas ou dormindo no chão das agências bancárias (aproveitando o ar condicionado), ou ainda, quando vê as pessoas urinarem nas esquinas ou nos postes de luz, à luz do dia, fala sério. O Gaúcho estranha quando tem que dividir as calçadas das ruas com vendedores de macaxeira, limão, alho, peixe e todo tipo de coisas. O Gaúcho acha estranho quando vê aqueles pedaços de carne dependurados ao relento num sol de 40 graus. Bem para não me alongar mais concordo que:  O povo Gaúcho realmente não é fácil: Mas que gente chata, abusada, metida, etc......

34 comentários:

  1. Concordo com o seu artigo, entretanto, não se deve comparar culturas diferentes sem entender as origens históricas e a formação dessas sociedades. De modo geral, no Brasil, o saneamento básico e a infraestrutura das cidades deixam a desejar; em alguns lugares podem ser encontrados melhores ou piores qualidade de vida, isso depende de getão governamental. Quanto a "boa vida", muitos a almejam, mas nem todos, podem tê-la, afinal cerca de 80% da população brasileira é composta de pobres, assalariados e cidadãos que vivem sobrevivendo na informalidade. Sem instrução, capacitação e formação cultural, os fatos descritos na sua postagem levaram muito tempo para serem resolvidos.
    De um carioca pobre, órfão e sobrevivente que mudou sua história e de sua família

    ResponderExcluir
  2. É ISTO AI TCHÊ MORAL, O GAUCHO TEM QUE SER ASSIM MESMO...UM ABRAÇÃO

    ResponderExcluir
  3. Ao Amigo da 12ª Del SM, obrigado por sua colaboração, realmente são culturas diferentes, mas o amigo pode ter certeza de que conheço perfeitamente a formação destas sociedades e concordo que são problemas culturais que remontam a época da colonização. Mas pobreza não deve ser desculpa para a má educação, temos também muitos pobres em nosso Estado. e muito dos fatos que relatei não partiram somente de pessoas humildes. Forte abraço

    ResponderExcluir
  4. Solenir disse...Puts, mas é mesmo tchê, não tinha parado pra pensar sobre isso, o porque, que acham o gaucho chato, tu ta certo.

    ResponderExcluir
  5. A verdade, muitas vezes e dura, dificil de encarar e fere no intimo da pessoas. Porem essas colocacoes em seu texto, refletem a dura realidade, o choque cultural. Concordo, o povo sulino e mesmo, vendo deste angulo de analise, CHATO, Forte abraco meu amigo.

    ResponderExcluir
  6. Concordo o Povinho chato arrogante da nojo de ver essa raça no nosso Brasil

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Meu amigo, você representa com propriedade o povo gaúcho.
    Vocês não são chatos, abusados ou metidos. Na falta de uma definição melhor, vocês são engraçados. Os nordestinos gostam de uma casa grande e confortável? Quem não gosta? Mas queremos porque podemos pagar, e não pra exibir pros vizinhos. Vocês não querem uma casa boa, querem a melhor do seu ciclo de convívio.
    Preferimos criar nossos filhos com conforto, pagando o melhor colégio (nisso sim, gastamos, e sem pena) nos preocupando com seu futuro, em vez de ostentar uma roupa de marca (como todo bom caipira e provinciano gosta). Temos a vida que nossos salários permitem; se queremos mais, arrumamos um emprego melhor, e não tiramos da boca dos nossos filhos, nem fazemos gato de TV a cabo pra não ficar por baixo.
    Eu sou cearense e moro em Porto Alegre há 4 anos e conheço muita gente como você: que viaja não pra aproveitar, mas pra comparar. Conheceu Recife e Manaus e julga conhecer o Norte e Nordeste. Eu também não gosto muito de desviar de fezes de mendigo nas calçadas da civilizada Porto Alegre; não acho muito agradável o trânsito ficar lento nas principais avenidas por causa de uma carroça de cavalo; não gosto de ver uma ambulância tentando salvar uma vida, e ver que nenhum carro dá passagem, nem mesmo muda de faixa. Você com certeza devia tá muito ocupado procurando defeito em Recife, pra ver os motoristas manobrando seus carros, entrando em contramão e subindo em calçada, pra dar passagem a ambulância ou polícia.
    E o fato de você ser tão mal atendido, me faz pensar no tipo de lugar que você freqüenta. Só acho engraçada a quantidade absurda de gaúchos que vão pro Nordeste, e acabam ficando, inchando as capitais. Vai ver que eles não têm um senso crítico tão bom quanto o seu.
    Na condição de cearense, não podia deixar de dizer: “Vai se lascar!”. E fica no teu mundinho, do Iraí ao Chuí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. digitando com os pés porque com as mãos estou aplaudindo

      Excluir
    2. Kkkkkkk Jacimar tu tinhas que ser cearense mesmo kkkkkkkk sou gaúcha, mas tu estás certíssimo tchê! Kkkkkk rindo litros! Kkkkkkk

      Excluir
    3. Por isso eu tenho orgulho de ser nordestina, pq nordestino é arretado. Jucimar já sou sua fã viu 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

      Excluir
    4. Concordo com J. Barroso. O gaúcho é muito chato mesmo. Finge ser legal com rodinhas de chimarrão, mas são, na grande maioria, xenófobos, odeiam que pessoas venham de outro Estado pra "tomar" os empregos deles, mas adoram invadir os dos outros e ainda falar mal.

      Excluir
    5. Eles odeiam qualquer cultura diferente da cultura deles. Fora que é um povo horrível para fazer amizade.

      Excluir
  9. Trabalho com atendimento de financiamento de carros,atendo pessoas de varios estados,por experiência, os Nordestinos são muito gentis e humildes,já os Sulistas são mais arrogantes,metidos,prepotentes,eu até me prepraro quando vejo que é gaucho,pra botar ele no lugar dele,que 90% das vezes se acha melhor que o resto do mundo.

    ResponderExcluir
  10. Kkkkk gaucho se sente ..mas deve cair na real..
    São brsileiros e miscigenizados Também.tenho um profundo respeito ..pela cultura gaucha . e a predestinação em manter .esta cultura viva.mas nacionalismo é diferente de cultura. Tenho um vizinho gaucho..e o acho arrogante ..assim como ridiculo a bandeira do rio grande .na porta.

    ResponderExcluir
  11. Quer dizr que gaucho s irrita quando alguem joga lixo nas ruas ou na praia? Estive em Tramandaí no ano passado e fiqui impressionada com a sujeira, esgoto aberto, escorrendo para o mar, pessoas jogando todo o tipo de lixo e descartáveis no chão, que estava coberto de guimbas de cigarro...passei um bom tempo juntando lixo, há muito que não via uma praia tão suja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão bom morar no Rio grande do sul, tenho orgulho de ser "gaúcho" que vão morar em Santa Catarina, estou com uma péssima impressão desse povo.

      Excluir
  12. O gaúcho é chato pra caralho, metido, irritante, mas o gaúcho da capital consegue além de ser tudo isso ter um SOTAQUE CHATO PRA CARALHO. Parece uma velha falando. E invadem o nosso litoral catarinense porque o litoral gaúcho É UMA BOSTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, fora o sotaque irritante que eles tem, falam cantado.

      Excluir
    2. Se acham tanto e tão tudo indo morar em Santa Catarina, se tem tanto orgulho de ser gaucho morem na porra das cidades do rio grande do sul.

      Excluir
    3. mas Bah tche que vc nao gosta do nosso sotaque rs, são irritantes pra caramba

      Excluir
  13. Sou Curitibana, falam que somos fechados, mas pelo menos não somos arrogantes, prepotentes como os gaúchos. Meu noivo é gaúcho, em Caxias do Sul só conheci gente metida, se acham os tais, adoram se meter na vida alheia, fofoqueiros, prefiro ser fechada do que tais adjetivos.

    ResponderExcluir
  14. E fora que idolatram a cultura deles, falam tenho orgulho de ser gaúcho e vão tudo morar em Santa Catarina, hipócritas.

    ResponderExcluir
  15. Orgulho de ser gaúchos?
    Vc precisam ver a quantidade de gaúcho aqui no litoral paraibano, tá pior que chinês em São Paulo.
    Me poupe o gaúcho é muito difícil de se conviver. São chatos, metidos se acham os donos da educação, quando na verdade são iguinorantes anti-sociais, preconceituosos, maldosos, alienados, apáticos, falsos...
    Passa uns dias no Nordeste e quer achar que conhece o nordestino? Só não intendo uma coisa, pq tem tanto gaúcho indo morar fora do seu estado.

    ResponderExcluir
  16. Gaúcho é metido mesmo se acha os donos da razão ignorantes mulheres e homens povo escroto anti social falsos

    ResponderExcluir
  17. Que bom que todos gaúchos vão pra SC, assim fica só os que são Gaúchos de verdade... Sou gaúcho orgulhoso descente de alemão e espanhol sou trabalhador da classe humilde sou educado não sou arrogante, sou chato até por que isso não tem nada a ver com cultura. Deveriamos ser um pais separado do resto desse Brasil sujo corrupto com uma população absurdamente ignorante e outra não preciso morrer de calor nessas terras ensolaradas, nosso inverno é frio rigoroso com neve geada e muita chuva amo esse lugar que pra mim até hoje deveria ser REPÚBLICA RIO-GRANDENSE!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas gaúcho gosta de passar uma vergonha com essa história de separar do resto do Brasil né!? Se isso acontecer com certeza seria um país falido kkk Vocês se gabam tanto do frio, mas nunca comentam que no verão aqui vira um inferno com mais de 40°. infelizmente, tive o desprazer de morar no RS e neve nunca vi, talvez isso só aconteça em poucas regiões e raramente ainda.

      Excluir
  18. Pqp... Nunca li tanta bobagem, este tipo de gente existe em todo lugar... Vejo pessoas chamando gaúcho xenofóbico mas exaltando seu estado ... Vai todo mundo achar uma lenha pra rachar! Gente chata existe até no quinto dos infernos!

    ResponderExcluir